Bruno Munari
Abc con fantasia / Abc com fantasia
Características materiais / funcionamento:
Livro-caixa com peças combináveis
Descrição:
Múltiplo de livro; dimensões caixa: 16x16x4cm; contém 26 peças em espuma de plástico flexível. Existe em amarelo, vermelho, verde ou azul. Mantova: Edizioni Corraini.
Oficinas-encontro:
O livro-caixa serviu de mote para Oficinas-encontro no Projeto “Leituras de mim”. Nas escolas jogamos com peças idênticas às do jogo com regras inventadas que passavam por tatear de olhos fechados e descrever as peças aos colegas, desenhar, recortar em folhas de papel, compusemos imagens, etc. No fim da sessão criamos uma caixa da turma e apresentamos o livro Abc com fantasia, expondo como se pode jogar este jogo de infinitas maneiras.
Créditos:
Imagens do livro disponíveis no arquivo MoMA online
https://www.moma.org/collection/works/147958
Imagens oficinas-encontro:
©campocomum
Observações:
Abc con fantasia / Abc com fantasia (1960) de Bruno Munari, MoMA colection. Livro-caixa 16,5x17x3cm. Com 26 peças em espuma de plástico flexível. Itália: Danese.
Disponível em: Livros e Edições de Artista. Coleção Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto.
+ info
Em 1960, Munari criou o livro-caixa Abc con fantasia / Abc com fantasia, aliando a sua atenção para o estudo de elementos básicos das letras às suas pesquisas sobre os múltiplos. Neste jogo, todas as letras maiúsculas do alfabeto podem ser formadas com vários traços básicos, rectos e curvos, comuns a cada letra. Os traços rectos podem ser verticais, horizontais ou diagonais. Os traços curvos podem tomar várias direções, ou ser fechados, como o “O”. Estes fragmentos para composição, vinte e seis em cada caixa, são linhas em plástico maleável, retilíneas e circulares que permitem constituir qualquer letra conhecida e inventada, por justaposição, sobreposição conforme se deseje.